Translate

quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

Sociedade Portuguesa de Medicina do Trabalho: 60 anos de vida!

 


António Sousa-Uva, sócio honorário

 

Nos 60 anos da Sociedade Portuguesa de Medicina do Trabalho (SPMT), que se comemoram este ano (em novembro), exerci funções de dirigente dessa agremiação em quase metade desse tempo. São muitos anos!


Escrevi ainda textos em artigos e livros nas comemorações dos 40 e 50 anos (consultáveis, por exemplo na página da SPMT) e, com excepção do presente texto, não o pretendo fazer em mais este outro ciclo de dez anos. Tal não anula o desejo que a SPMT se continue a dedicar, e se possível ainda de forma mais intensa, à criação e à divulgação de conhecimento em Medicina do Trabalho e em Saúde Ocupacional (ou Saúde e Segurança do Trabalho, se se preferir essa designação).


O seu papel nestas seis décadas tem sido, no panorama português, muito relevante para a saúde  e segurança de quem trabalha que é, de facto, a sua razão de existência. Oxalá não se confundam esses objectivos com aspectos de exercício profissional que, no contexto de uma sociedade científica, devem, caso existam, reduzir-se a uma expressão residual. Ambiciono não ficar isolado nesse desejo, mesmo no contributo singelo de apenas mais um dos seus sócios, qualidade que hoje apenas possuo na SPMT (sócio honorário), e mesmo assim, de forma voluntária e sem apreciável militância, ainda que com grande empenho. 


Longa vida à SPMT, pelo menos noutras seis décadas porque tal significará, por certo, um bom contributo para uma longa (e saudável e segura) vida para quem trabalha. É que não faz qualquer sentido perder a vida a ganhá-la e a Medicina do Trabalho é indispensável para que tal seja alcançável!



Sintra, 1 de Janeiro de 2025