Translate

quarta-feira, 1 de maio de 2024

Ainda a Asma Profissional!

 


Antonio Sousa-Uva


Mais uma primeira 3ª feira do mês de maio e mais uma celebração do dia mundial da asma (por iniciativa da GINA - Global Initiative for Asthma) da Organização Mundial da Saúde. Também mais uma referência à asma profissional


A asma profissional coloca questões de ordem prática, não apenas aos imunoalergologistas, pneumologistas e médicos de família, principais responsáveis em matéria de diagnóstico e de terapêutica, mas também aos médicos do trabalho, menos referidos, que exercem a sua actividade em contexto laboral. 


A indústria têxtil, a prestação de cuidados de saúde, a indústria alimentar, a indústria da madeira e de mobiliário, a indústria química e farmacêutica, a indústria dos plásticos e detergentes e a agricultura e pecuária são sectores de actividade que devem ser tidos em conta numa asma de um adulto. 


O diagnóstico de asma profissional, que não difere do diagnóstico clínico dos outros casos de asma, faz-se essencialmente através da confirmação do seu quadro clínico e do estabelecimento de uma relação causal entre a asma diagnosticada e o ambiente de trabalho. Exigindo-se, consequentemente, para além da história clínica sugestiva de asma, a demonstração da relação com a exposição profissional. Adicionalmente, deverá sempre pensar-se na possibilidade da sua etiologia em diagnósticos de asma iniciados (ou agravados) na idade adulta.


A história clínica e a história profissional são, por isso, os elementos-chave de diagnóstico. 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Participe nesta discussão. Deixe o seu comentário.